quinta-feira, março 23, 2006

que se exploda

o cenário: Caixa Econômica Federal, ao meio-dia
a cena: Ir a banco já é um estresse. Quando este banco é a Caixa, dá vontade de chorar. Hoje, tive meu dia de fúria lá dentro. Cheguei cedo, coloquei meu nome na listinha para ser atendida. Lá eles não distribuem senha; anotam seu nome e vão chamando. É no grito mesmo. Só que, num passe de mágica, você conta umas dez pessoas na sua frente e, quando vai ler na lista, existem umas 25. “Por que tem tanta gente na lista se esse povo não tá aqui?”. O estagiário petulante explica que são os clientes que “agendaram” pelo 0800. Maravilha, agora dá para marcar lugar na fila pelo telefone. Ótimo para os otários, como eu, que vão ao banco pessoalmente. Resolvo sair da fila e sacar o dinheiro no caixa eletrônico (na verdade, preciso tirar o dobro do que é permitido diariamente, mas diante da situação, me contento com a grana que o terminal pode liberar). Seria rápido e eu me livraria da Caixa. Ledo engano. “Cartão cancelado”. Como assim??? Volto, bufando, para dentro do banco. No atendimento, não tem senha nem lista de nomes. Fico em pé na frente do guichê, disputando a tapa a atenção do funcionário. “A Caixa teve alguns terminais clonados e, por isso, cancelou TODOS os cartões que utilizaram esses terminais”. E ninguém me avisou isso?? “Mas o cartão já foi enviado para a sua casa, senhora”. Sim, e daí? Preciso do dinheiro hoje. Quando o rapaz me informa que eu tenho que voltar ao caixa – aquele da lista interminável de nomes – e a gerente se recusa a tirar o dinheiro para mim porque “os outros clientes vão achar que eu estou furando fila”, tenho um ataque de fúria. Perco a pose e toda a meiguice que grande parte das pessoas considera inerente à minha pessoa. Olho para o vigia – pobre vigia – e disparo: “Se eu tivesse condições, juro que explodiria este banco!”. Mais tarde, já livre e retomando a calma, comecei a ficar apreensiva. E se algum maluco que presenciou a cena resolve colocar uma bomba na agência? Com a minha declaração devidamente gravada pelo circuito interno de TV, vai dar cadeia na certa.
moral da história: Não abra uma conta na Caixa nunca. E se já for correntista, retire todo o seu dinheiro de lá. Aquele banco vai quebrar. Ou explodir.