quinta-feira, maio 05, 2005

saber viver

o cenário: Parque da Cidade, às 10 horas de uma quarta-feira
a cena: Olhei pela janela e não encontrei uma nuvem no céu. Resolvi caminhar no parque, para manter o bronzeado. Quando já estava no meu trigésimo oitavo minuto de caminhada, correndo contra o tempo, parei para comprar uma água de coco. Ao lado da barraquinha, tinha um cara sentado numa cadeira de praia, embaixo de uma árvore, lendo um livro. Estava tranqüilo, como se estivesse em frente ao mar, num domingo. Fiquei observando. Como o cara consegue fazer isso em plena quarta-feira? A resposta veio logo: fazendo, ué. Se ele tem o tempo livre, não importa se é dia útil ou não, tem mais é que aproveitar mesmo. E por que eu, que tenho uma porção de manhãs livres, não faço o mesmo? Porque estou sempre com a sensação de que tenho de ser produtiva. Mas percebi que uma leitura embaixo de uma árvore pode ser bastante produtiva. Ou não? Acho que vou comprar uma cadeira de praia e colocar no porta-malas do meu carro...
moral da história: Deixe de correr e vá ler um livro, de preferência, na sombra em um dia ensolarado